terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Momento de relativa boa disposição




Hoje, ao assistir ao noticiário das 13:00H na SIC, ouvi mais uma coisa inqualificável por parte do leitor de teleponto de serviço a quem chamam apresentador ou, ainda mais pomposamente, pivot da informação.

Se aquilo é um pivot, vou ali e volto já.

No decurso da palração sobre um qualquer assunto o indivíduo declarou que a tal dita coisa teve um aumento de 50%, como tal aumentando para o dobro.
Ora, como todos sabemos, se tivermos duas maçãs e aumentarmos o nosso stock de fruta em 50% ficamos com três maçãs.

O pivot do noticiário da SIC fica com quatro. Sorte a dele...

Após me ter engasgado com o bife do meu repasto ao ouvir o Sr. Jornalista lembrei-me que também na SIC, numa fantástica previsão meteorológica, afirmaram que no dia seguinte iriam estar ZERO graus NEGATIVOS.

O que é óptimo. Se fossem zero graus positivos estaria concerteza um tempo muuuito mais quente...


Palavra puxa palavra, e após um jantar de Domingo, muito aprazível, em que este tema veio à baila, comecei a fazer um levantamento das "calinadas" mais habituais que vou ouvindo, seja, ou não, na SIC.

Deixo ao empirismo dos meus caríssimos leitores o desafio de aumentar a lista que se segue:

"Precaridade" em vez de Precariedade
"Runião" em vez de Reunião
"Navoeiro" em vez de Nevoeiro
"Tevisão" em vez de Televisão
"Tefone" em vez de Telefone
"Estório" em vez de Estore
"Salchicha" em vez de Salsicha
"Parteleira" em vez de Prateleira
"Cardeneta" em vez de Caderneta
"Ró X" (sim, já ouvi isto...) em vez de Raio-X
"Bajas" em vez de Vagens
"Pugrama" em vez de Programa
...
...
...


Continuem lá que já não posso mais!


Até já...

7 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

bem visto, belíssimas contas, sem duvida que quem escreveu o texto era um génio economista.

L!NGU@$ disse...

Acrescenta aí "Felipa/e". Adoram chamar "Felipa/e" a tudo quando é Filipa/e portuguesa.

XS disse...

Estonjo - estojo
stander - stand
chóriço - chouriço

Só para que conste...

sonhos/pesadelos disse...

olha, eu sei de mais umas quantas, queres?
pírula- pílula
anormalia - anomalia
amiocenteze - amniocentese
róbio - robe
subir para cima e descer para baixo
figorifico - frigorífico
epá, não as posso gastar todas senão os coelgas bloguistas não têm para acrescentar..eh eh eh
nós portugueses gostamos de inventar palavras novas!!!
bjs endiabrados

Anjo Negro disse...

AH AH AH AH AH AH

Adorei ... Adorei mesmo ... O que já me ri á pala do pivot, dos 50% e dos 0 graus ...

Tu és um observador nato ... Continua a observar e a escrever, eu fico por aqui a ler ...

Beijos Anjo Negro

Joaninha disse...

Aí meu caro que eu cheguei tarde, mas deixo aqui a minha contribuição que eu adooooro essas coisas.

Então vamos começar pelas palavras inventadas pelos jornalistas e que dessiminaram e agora são de uso corrente...São varias mas esta eu adoooro

Os jogos paralimpicos! substituindo os paraolimpicos (a palavras devia ser demasiado comprida eles abreviaram).

Outra - a tuberculose é causada por um virus! Mas eles sabem o que raio é um virus e uma bacteria, nem do mesmo reino são...!!

Depois é - o assunto que está "sob" a mesa, esta é daquelas que me mata!

enfim and so on and so on ;)

beijos

Anónimo disse...

continue a escrever..............................abreviar........falais sérios!.essa pessoa poderia me dar umas aulas...