terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Estética do Artifício



"A vida prejudica a expressão da vida. Se eu tivesse um grande amor nunca o poderia contar.

Eu próprio não sei se este eu, que vos exponho, por estas coleantes páginas fora, realmente existe ou é apenas um conceito estético e falso que fiz de mim próprio. Sim, é assim. Vivo-me esteticamente em outro. Esculpi a minha vida como a uma estátua de matéria alheia ao meu ser. Às vezes não me reconheço, tão exterior me pus a mim, e tão de modo puramente artístico empreguei a minha consciência de mim próprio. Quem sou por detrás desta irrealidade? Não sei. Devo ser alguém. E se não busco viver, agir, sentir, é - crede-me bem - para não perturbar as linhas feitas da minha personalidade suposta. Quero ser tal qual quis ser e não sou. Se eu cedesse destruir-me-ia. Quero ser uma obra de arte, da alma pelo menos, já que do corpo não posso ser. Por isso me esculpi em calma e alheamento e me pus em estufa, longe dos ares frescos e das luzes francas - onde a minha artificialidade, flor absurda, floresça em afastada beleza."


(Fernando Pessoa)


O que eu gosto de ler este Homem...

Até já.

16 comentários:

pinxexa disse...

Somos dois..
beijo

Tiago R Cardoso disse...

e muito bem, mais uma interessante escolha.

Infelizmente nunca aprofundei leitura da obra, uma pena.

sonhos/pesadelos disse...

confesso que não sou uma apaixonada pela obra dele, mas este texto por ti escolhido, cai que nem uma luva hoje...mto bem escolhido!
bjs endiabrados

Carol disse...

Já somos três...

OnlyMe disse...

Simplesmente fabuloso esse texto de Fernando Pessoa. Eu tb sou fan incondicional da sua obra.
Obrigado pela visita ao meu cantinho. Voltarei mais vezes.
:)

Blondewithaphd disse...

O qu etodos gostamos de ler esse homem!!!! By the way, sabes que aprendi Português através de Pessoa? Ah, pois foi!!!!

Fa menor disse...

Venho deixar-te os meus votos de um Feliz Natal e Ano Novo cheio de Esperança num mundo melhor!

Beijinhos

Tiago R Cardoso disse...

Feliz Natal.

NuNo_R disse...

Boas Festas e Bom Ano de 2009!

Blondewithaphd disse...

Caríssimo,
os votos de Boas Festas em sentido ecuménico. Abraço.

Tiago R Cardoso disse...

Um Feliz Ano Novo e um tradicional mas sentido, que conseguias tudo o que desejas.

Blondewithaphd disse...

Are you still alive, dude?

Bom Ano e cheer up, ok?

Anjo Negro disse...

OK OK OK OK OK

Vou começar a ler Fernando Pessoa!!

O texto é lindo, é simplesmente Fernando Pessoa ...

Como sempre, excelente ESCOLHA ...

Beijos Anjo Negro

Anjo Negro disse...

Ei ... Por onde andas?
O que andas fazebdo que não tens vindo ao teu cantinho ...
Vá ... Estamos á espera!
Beijos Anjo Negro

Joaninha disse...

Mais uma! já somos 5 (ou são 6? já não sei)

beijos

katheryne disse...

somos quatros? ou somos mais de 6??me faço a mesma pergunta.




continue sempre assim!!


bjim bjaOo